quarta-feira, 17 de setembro de 2008

MOVIMENTO DE INCLUSÃO PELA EDUCAÇÃO LANÇA MANIFESTO DE APOIO A REELEIÇÃO DA PREFEITA MOEMA GRAMACHO



Da Redação

O Fontes Limpas acabou de receber do Movimento de Educação pela Inclusão um manifesto de apoio à reeleição da prefeita Moema Gramacho (PT) e o Blog publica abaixo:

Lauro de Freitas, 17 de setembro de 2008.


O Movimento de Inclusão pela Educação vem, de público, manifestar apoio à candidatura vitoriosa da Prefeita Moema Gramacho a reeleição.

Queremos reeleger Moema para dar continuidade ao processo de mudança das condições de vida do nosso povo. Uma diferença importante no estilo e na essência política deste governo em relação ás gestões passadas, é que ao contrário do passado, o governo democrático e popular de Moema se preocupa, sobretudo, com o ser humano.

No tocante à educação (que nesse caso, é nosso foco), podemos afirmar que nunca tivemos saldos tão positivos como se pode verificar ao longo desses 3 anos e 8 meses.

Convocamos cada militante dos partidos que compõem a Coligação a Força do Povo; e a cada homem e mulher de bem de nossa cidade, a no dia 5 de outubro fazer com que a política limpa e propositiva vença fragorosamente a política da baixaria. Afinal, o povo merece respeito.

Não queremos uma cidade onde o poder constituído não tenha oposição (afinal, o estilo de governar pautado na base do chicote na mão e o dinheiro na outra é típico da turma da baixaria, não o nosso).

Entretanto, o que podemos verificar é que ao atacar Moema, o que se procura não é atacar a Prefeita Moema, mas a mulher Moema. E ao atacar a Prefeita na sua condição de mulher, a turma da baixaria acaba atentando contra nossas mães, nossas irmãs, nossas amigas, enfim, a cada mulher de nossa cidade.

É justamente esse tipo de mentalidade reacionária que a cidade deve banir no dia 5 de outubro.

A turma da baixaria diz que Moema é mentirosa. Aí perguntamos a você que está lendo esse documento:

1. O fardamento escolar oferecido gratuitamente a cada aluno da rede municipal de ensino é uma mentira?

2. A merenda escolar para os alunos do noturno logo no horário de chegada é uma mentira?

3. O transporte escolar para as localidades de difícil acesso é uma mentira?

4. A reconstrução da Escola de Quingoma é uma mentira? (A Prefeita teve de derrubar a Escola de Barracão e construir uma escola digna para aquela localidade).

5. Será que o PROMUNI que beneficiou em 2007 e vai beneficiar a cada ano, 180 moradores do município com bolsas integrais em cursos da UNIME, é uma mentira? (inclusive tem gente da turma da baixaria que nunca conseguiu bolsa na UNIME na época em que eles mamavam na Prefeitura, e que hoje, graças ao PROMUNI, figura entre os 180 promunistas).

6. Será que o PUSAI (Pólo Universitário Santo Amaro de Ipiranga), que terá vestibular para matemática e química pela UFBA já no próximo dia 28 de setembro, é uma mentira?

7. A efetivação da Creche do CAIC, que leva o nome de Creche Paulo Jacson, é uma mentira? (creche que eles inauguraram desde a época de Collor e que nunca botaram para funcionar).

8. Será que a construção da Creche HBB em Portão (a 2ª creche municipal) é uma mentira?

9. Será que a Eleição Direta para Gestores Escolares é uma mentira? (dos 417 municípios baianos, apenas 5 cidades, incluindo a nossa, adotam esse sistema de indicação de diretores).

Em relação à oferta de matrícula na rede municipal de ensino, de um crescimento em média de 3 a 4% até 2004. Foi verificado o aumento de mais de 20% da oferta de vaga no Ensino Fundamental no ano de 2005, 1º ano de Moema a frente do Executivo.

A partir deste governo, foram criadas por Lei o cargo de Coordenador Pedagógico e Auxiliar de Classe.

Além disso, podemos citar a construção da Escola Miguel Arraes no Parque São Paulo, localidade historicamente esquecida nas gestões anteriores, e a construção da Escola Jardim Ipitanga em Vida Nova.

Foi nesse governo que foi oferecido uma política de valorização do servidor da educação nunca vista na cidade, com reajustes salariais sempre acima da média nacional e do Estado e com pagamento de salário dentro do mês trabalhado.

Em nenhuma gestão tivemos tantas capacitações para o servidor da educação como nesse governo. Neste quesito, fomos a primeira cidade da Bahia a realizar a capacitação de professores em História e Cultura da África, atendendo a Lei 10.639.

Por todas estas ações, somado ao tratamento humano e respeitoso dado pela Secretaria Municipal de Educação a todos aqueles que se deslocam para resolver qualquer necessidade na sede do órgão (muito diferente do que acontecia antes), a própria Associação de Profissionais da Educação – ASPROLF (histórica e combativa entidade representativa dos interesses dos professores e demais servidores da Educação) já manifestou publicamente o apoio à reeleição da Prefeita.

Com base no que foi exposto e pelo constante estímulo à participação popular na tomada de decisões, seja no OP (Orçamento Participativo), no fortalecimento dos Conselhos Municipais, dos Colegiados Escolares, entre outras ações nesse sentido, manifestamos integralmente o apoio a reeleição de Moema.

Assinam este documento (até porque do lado de cá, é costume assinar aquilo que se escreve), representantes de ONGs, representantes de entidades de classe, professores, estudantes e todos (as) aqueles (as) que militam e/ou têm interesse na melhoria constante da educação de Lauro de Freitas.

Obs: Já assinaram este documento varias pessoas ligadas aos movimentos sociais, ONGs, educadores, artistas e pessoas que reconhecem a importância do mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

kkkkkkkk

Mais uma mentira! pq a paralisação dos professores ontem???