quinta-feira, 31 de julho de 2008

Desespero toma conta de Duzinho Nery

Da Redação

Pelo menos três razões foram analisadas pelos colaboradores do Fontes Limpas para justificar o chilique do candidato a vereador Duzinho Nery, hoje, após a missa comemorativa aos 46 anos de emancipação política de Lauro de Freitas. Com palavras de baixo calão, absolutamente impróprias ao ambiente, o candidato se dirigiu ao padre Antônio Sérgio e à prefeita Moema Gramacho para demonstrar o seu desespero com a situação do grupamento político ao qual está vinculado.

Perplexo com a cena que assistiu, um colaborador do Fontes Limpas saiu em busca de explicações para o desespero de Duzinho e encontrou como respostas quatro possibilidades:

1) Duzinho teve acesso a uma pesquisa encomendada pelo candidato Roberto Muniz (PP) e que confirma uma diferença de 30.8 pontos percentuais em favor da candidata à reeleição, Moema Gramacho (PT);

2) O candidato a vereador já tem conhecimento que a sua candidatura poderá ser impugnada ou sofrerá alta penalidade da Justiça Eleiroral nos próximos dias;

3) Por último, Duzinho soube que Roberto Muniz e Dau Francisco se ausentaram da missa por que estavam, na casa de Leão, discutindo uma saída honrosa para a desistência da candidatura de ambos e definindo os nomes que assumirão a difícil tarefa de levar adiante uma candidatura oposicionista na cidade.

Religiosidades duvidosas

Da Redação

Tradicionalmente, as autoridades constituídas do município participam das celebrações feitas pela Igreja Católica para comemorar o aniversário da cidade. Em períodos eleitorais, os primeiros assentos da igreja costumam ser disputados por candidatos que fazem questão de comungar com os eleitores católicos. Nessas ocasiões aparecem por lá protestantes, batistas, evangélicos da mais variadas congregações, espíritas e até ateus.

Ninguem sabe ao certo que religião professam atualmente o deputado federal João Leão (PP), o candidato a prefeito Roberto Muniz (PP) e a sua vice, Dau Francisco, e o ex-prefeito Marcelo Abreu. Recentemente, eles tem sido vistos orando em igrejas das mais variadas orientações, levando oferendas para os orixás nos terreiros de candomblé e macumba, e até fazendo pedidos num templo de bruxaria localizado no bairro de Ipitanga.

Mas, por que desconhecem as andanças desses políticos, alguns fies estranharam a ausência dessas autoridades na missa de hoje, comemorativa aos 46 anos de emancipação política de Lauro de Freitas. No adro da igreja, onde ao final das celebrações os participantes costumam trocar idéias sobre a política na cidade, não se falava em outra coisa.

O Fontes Limpas ouviu de um católico fervoroso o seguinte comentário: "não estanhei a ausência de Leão, Roberto, Dau, Marcelo Abreu e outros que costumavam vir à missa. Na verdade, nos últimos anos todos eles se afastaram da cidade como um todo e não apenas da igreja. A presença dessa gente aqui hoje não seria bem vinda e eles devem saber disso. Pra mim, foi por esta razão que não vieram à missa solene".

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Alcione bombou

Da Redação

Se na Praça da Matriz cabem 20 ou 30 mil pessoas não se sabe ao certo. Mas aquele espaço totalmente ocupado, superlotado, foi o tamanho do público que estava lá agora à noite para ver a "Marron" cantar os maiores sucessos da sua carreira. Para o deleite de uma platéia sintonizada com a energia da artista, exatamente às 22 horas, Alcione subiu ao palco e vestida de vermelho dos pés à cabeça, levou o público ao delírio ao entoar cada uma das mais de 20 músicas que fizeram dela uma das maiores intérpretes brasileiras.

Os colaboradores do Fontes Limpas destacados para cobrir a festa comemorativa aos 46 anos de emancipação política de Lauro de Freitas ouviram mais de uma centena de munícipes, vindos de praticamente todos os bairros da cidade, e não conseguiu identificar uma única pessoa que não tivesse gostado do show. Praticamente todas as pessoas ouvidas enalteceram a iniciativa da prefeita Moema Gramacho, que por conta da proibição da Lei Eleitoral não pode se fazer presente em nenhum dos dois palanques armados na praça.

O comentário geral era de que a Prefeitura Municipal acertou em cheio ao convidar Alcione para fazer a abertura da festa. “Eu nunca imaginei ser possível assistir a cantora que mais amo cantar assim tão pertinho de mim. Só tenho a agradecer a prefeita Moema Gramacho por ter me dado esta oportunidade”, disse dona Maria das Graças Santos, moradora do centro da cidade, traduzindo em poucas palavras o sentimento de praticamente todas das pessoas ouvidas pelo Fontes Limpas.

Militantes do PT vão reagir às provocações da oposição

Da Redação

A valente militância do Partido dos Trabalhadores vai respeitar a Lei Eleitoral, mas não aceitará passivamente qualquer provocação dos oponentes da prefeita e candidata à reeleição, Moema Gramacho. "Caso se confirme a informação de que cabos eleitorais de Roberto Muniz comparecerão hoje à noite à festa comemorativa aos 46 anos de emancipação política de Lauro de Freitas portando faixas e cartazes de protesto, nós vamos botar eles pra correr", garantiu um militante petista.

O Juiz Isaias Vinícios e o comandando da Polícia Militar já tomaram conhecimento da possibilidade de haver conflito e estão adotando medidas para impedir, por exemplo, que pessoas portando faixas, bandeiras e objetos que possam servir de arma tenham acesso ao ambiente onde acontecerá o show da cantora Alcione.

Candidaturas vão se complicar na Justiça

Da Redação

O Juiz Isaias Vinícios, titular do Cartório Eleitoral, já sabe a localização da empresa que fez e o nome dos responsáveis pela encomenda das faixas contendo mensagens de protesto contra a atual administação e que a oposição pretendia levar para a Praça Matriz hoje à noite.

O Fontes Limpas também sabe os nomes dos envolvidos na ação crimonosa e vai publicá-los assim que a Justiça Eleitoral fizer a apreensão do material.

Candidato a vereador apresenta interessantes propostas de trabalho

Da Redação

O Fontes Limpas acusa o recebimento milhares de mensagens eletrônicas desde a criação do Blog. Mas somente hoje recebeu de um candidato à vereança algo que mereça ser publicado. Caio Bruno, que vem a ser filho do jornalista Chico Bruno e se candidata pelo DEM, solicitou a exposição das suas propostas de trabalho no Blog e, democraticamente, atendemos o pleito.

Afirma Caio Bruno que, se eleito, “pretendo defender na Câmara dos Vereadores a regionalização da merenda escolar que visa trazer a riqueza nutricional da diversidade de frutos e alimentos baianos. A Prefeitura incentivará a adaptação da merenda aos produtos locais, introduzindo na dieta dos alunos, por exemplo, os nutritivos e saborosos: abará e beijú de tapioca. Outra proposta que levarei ao debate é a padronização dos passeios e calçadas de nossa cidade, o que irá facilitar a locomoção de pedestres, principalmente os mais idosos e as crianças”.

Ao candidato à vereança, recomendamos tomar conhecimento dos projetos pensados por técnicos do governo federal para a merenda escolar nas escolas da rede pública. A implementação desses projetos implicam em duas mudanças fundamentais na gestão desse programa de segurança alimentar: a primeira imposição do governo é que pelo menos 30% dos recursos destinados à merenda escolar sejam aplicados na aquisição de produtos da agricultura familiar; a segunda imposição é que a merenda escolar passe a ser administrada, exclusivamente, pelas administrações municipais.

Quanto à proposta de padronização dos passeios e calçadas, estamos entendendo que Caio Bruno propõe que seja garantida os requisitos de acessibilidade a esses bens públicos e com isso concordamos plenamente. As crianças, os idosos e as pessoas com deficiência, realmente, precisam ser mais respeitadas nesse país.

Justiça Eleitoral vai fiscalizar a festa de aniversário da cidade

Da Redação

Prepostos da Justiça Eleitoral estarão de plantão hoje na festa de aniversário da cidade com a disposição de "canetar" os infratores da Lei. O Fontes Limpas recebeu a informação de que o juiz Isaias Vinícios acompanhará com especial atenção o comportamento de figuras conhecidas na cidade por práticas de vandalismo e armações eleitorais do tipo "apagão" e provocação de tumultos .

O Blog apurou que opositores da prefeita Moema Gramacho estariam planejando levar faixas e cartazes de protestos para o meio da platéia. A legislação eleitoral é clara: nenhum candidato pode participar de eventos patrocinados pelo poder público pra fazer campanha eleitoral. "Essa regra vai valer para todos e todas e será bom que ninguém se engane com a disposição do juiz Isaias Vinícios de fazer cumprir a Lei", disse uma autoridade que preferiu não se identificar.

O casal Jaques Wagner e Fátima Mendonça prestigiarão a festa de aniversário da cidade

Da Redação

O Fontes Limpas ficou sabendo agora há pouco que o casal Jaques Wagner e Fátima Mendonça, fãs de carteirinha da prefeita Moema Gramacho e também da cantora Alcione, estarão em Lauro de Freitas hoje noite, às da 22 horas, para ouvir a “marron”, atração mais esperada da festa comemorativa aos 46º de emancipação política do município.

A cantora maranhense traz para Lauro de Freitas o seu último show “De tudo o que eu gosto” completo, com cenários e orquestra, dividindo o palco com participação especial da baiana Mariene de Castro.

A festa em comemoração ao aniversário da cidade será aberta por uma atração local: Fuscão e Samba. À meia noite, Alcione e Mariene de Castro voltam ao palco para entoar o tradicional parabéns à cidade. Mais tarde, o grupo de samba Viola de Doze e a cantora Kássia encerram a madrugada festiva na Praça da Matriz.

CENSURA NUNCA MAIS!

EDITORIAL


O Fontes Limpas foi criado para funcionar como uma Tribuna Livre dos bastidores da política de Lauro de Freitas. A equipe, inicialmente formada por cinco integrantes, cresceu e agora tem nove pessoas comprometidas com o propósito de levar aos leitores informações que, por que diversas razões, nem sempre chegam pelo veículos de comunicação locais e nem pela grande imprensa.
Para alcançar o seu objetivo, o Blog manda às ruas e aos eventos promovidos pelas diversas candidaturas os colaboradores que se dispõem a fazer o trabalho de coleta de informações. Além disso, criou um endereço eletrônico (fontelimpa@yahoo.com.br) para receber mensagens dos leitores e, principalmente, releases das assessorias dos candidatos.
Infelizmente, apenas a assessoria de uma candidaturas tem enviado regularmente material informativo sobre a agenda da sua candidata. Sobre as mensagens enviadas por leitores, também apenas os apoiadores de uma das candidaturas se pronunciam usando palavras e idéias publicáveis e que funcionam muitas vezes como pauta para serem acompanhadas pelo Blog.
Hoje, para a nossa indignação, NOVAMENTE, algum engraçadinho ou engraçadinha conseguiu entrar no Blog e apagar todos as postagens anteriores.
Não tem problema! Vamos continuar fazendo o nosso trabalho como se nada tivesse acontecido. Mas sugerimos àqueles que não conseguem produzir bons textos sobre o dia-a-dia da política de Lauro de Freitas que façam outro caminho que não seja o da CENSURA, do GRAMPO, da PIRATARIA, da FALSIFICAÇÃO, da DIFAMAÇÃO, da ADULTERAÇÃO etc. Estes comportamentos já não encontram apoiadores em nossa cidade. Quem não entender isso estará se condenando ao esquecimento e à execração dos eleitores.